Atividades





ALGUMAS AÇÕES EXECUTADAS EM PARCERIA COM
PROJETO CURUPIRA
Em defesa do ecossistema , da biodiversidade sul de minas. 


O Projeto Curupira foi criado em 2000 , com o objetivo de distribuir , plantar e doar mudas de arvores nativas de nossa região para recuperação da mata atlântica , tanto em topos de morros , nascentes e mata ciliares . 
Com o tempo surgiu a necessidade de divulgar a cultura mineira e trabalhar para a melhoria da política local formando uma parceria com o Partido Verde. 
Hoje o Projeto Curupira existe em varias cidades de nossa região, Brazópolis, Paraisopolis, Itajubá, Piranguinho, Pedralva, Bom Repouso e Cambuí. A partir de nov. de 2013 agregou as cidades de Delfim Moreira, Maria da Fé.
È uma ONG sem fins lucrativos, sem repasses governamentais é mantida por doações de seus membros, conta com o apoio do IEF, da policia Militar Ambiental, Codemas e conselhos comunitários. 
-O Projeto Curupira já doou e plantou mais de 30.000 mudas em parceria com o I.E.F., EPAMIG entre plantas nativas e ornamentais entre estas: Ipês, Jacarandás, Capinxinguis, pau ferro, varias espécies de palmeiras, eucaliptos para remanejo de corte, etc. Temos como meta ultrapassar as 40.000 mudas até final de 2014. 

-Em parceria com o ex-prefeito de Itajubá Chico Marques soltou no Rio Vargem Grande em fev./2008 cerca de 5.000 alevinos de peixes nativos e em mar/2011 em parceria com a CEMIG soltou 10.000 peixes entre eles: Lambaris, mandis, piabas, piaparas, dourados, cascudos e bagres para revitalização de nosso rio e plantadas ao longo da mata ciliar espécies nativas e frutíferas. 
-Retirou do leito do rio mais de 2.000 quilos de detritos sólidos. 
 
-Em parceria com a COPASA coletou e foi feita a analise físico-química de 11 nascentes de nosso município, e em todas acusou excesso de glifosato e repassou as autoridades copias das analises. 
-Em Parceria com a COPASA com o apoio do Dr. Dener Gomes Marciano realizou palestras ambientais sobre a importância da água em varias escolas dos municípios de Itajubá, Brazópolis, Maria da Fé, Piranguinho e Gonçalves. 
-Em parceria com OPD-LNA, acompanhou durante dois anos a reprodução do lobo Guará dentro do parque do observatório nacional de astrofísica e plantou mais de 300 mudas entre estas  araucária, ipês e quaresmeiras. 
-Em parceria com a EPAMIG , CODEMA e Secretaria de Meio Ambiente elaborou planos para a manutenção das palmeiras de Brazópolis , evitando assim seu corte aprovado pela câmara municipal.

-Em Parceria com a Marmindustria plantou mais de 2000 mudas de arvores nativas na área da pedreira Santo Izidro e construiu bolsões de retenção de detritos no local.  Também plantou 520 mudas na pedreira de Consolação nesta parceria. 
-Em parceria com a Draga São Luiz e clube de Jipeiros 3 TR distribuiu cerca de 1000 presentes no natal para crianças carentes da área rural em Itajubá . 
-Em parceria com a secretaria de meio ambiente de Brazópolis cooperou na transformação do lixão em aterro controlado. 
-Em parceria com adm 2001/2004 e empresários auxiliou na construção e funcionamento da usina de triagem e compactação de resíduos sólidos de Brazópolis, usina de receptação de resíduos sólidos de Brazópolis.
 -Em parceria com a ADM 2009-2012 juntos criam a ASCABRAM - Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Brazópolis e a ECOOBRAZ - Cooperativa de Catadores de Materiais recicláveis de Brazópolis e recebemos a aprovação do FEAM - Federação estadual do Meio Ambiente e da Fundação Israel Pinheiro a inclusão de Brazópolis no programa Minas Sem Lixões e a aprovação do aterro controlado e a usina de receptação de resíduos sólidos urbanos pelas normas ambientais.
-Em parceria com a Agrofax, empresários e voluntários deu inicio ao enduro a pé de Brazópolis , Evento ecologicamente correto e copiado por vários municípios da região . 
-Em Parceria com a Câmara de Vereadores de Cambuí através do vereador Helder Luiz Chaves da Silveira conseguiu cursos de formação para vereadores do Partido Verde e interessados.
-Em Parceria com o Rotary Club de Brazópolis dou um microcomputador a ASCABRAM. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Brazópolis.
-Em parceria com o Rotary Club de Brazópolis dou a Assistência Social  uma maquina de produzir fraudas geriátrica a idosos e fraudas infantis para entidades beneficentes.
-Em parceria com Empresários Brasopolense lança em novembro de 2010 a campanha Sim as sacolas reutilizáveis, Não as sacolas plásticas, doando 1.000 sacolas/bolsas para clientes de supermercados na primeira etapa. Evitando assim o maior problema de aterros sanitários no mundo e agressão a natureza em nosso município.
-Em Parceria com a Fazenda Santa Luzia constrói um viveiro de mudas para produção de plantas nativas para reflorestamento de nascentes do município.
-Em Parceria com o I.E.F. lança o projeto de reflorestamentos de nascentes a pequenos produtores doando mourões, arames e mudas.
-Em parceria com a Empresa Lumiar constrói o protótipo de muros de arrimo ás margens do Rio Vargem Grande utilizando pneumáticos jogados no aterro municipal.
 -Em parceria com a Fundação Guadalupe e o Colégio de Itajubá conseguiu desconto de 60% nas mensalidades do curso Técnico Ambiental.
-Em parceria com a UNIFEI conseguiu destinação de óleos vegetais usados em frituras comerciais e domesticas e altamente poluentes para fabricação de biodiesel.
-Em parceria com a Fazenda Santa Luzia conseguiu a construção de viveiros de mudas para produção de plantas endêmicas da região.
-Em parceria com a CEMIG conseguiu sementes de árvores endêmicas e raras para produção de mudas a serem doadas ao município.
-Em parceria com o empresário LCM² Recicle foi promovida a destinação correta de lixo tecnológico,taiso computadores, televisões,calcubladoras, etc... 
-Em parceria com a HF- Contrutora e I.E.F. Itajuba, foram cercado mais de 15.000 m² e plantadas mais de 500 árvores nativas na mata ciliar do Corrego Piranguçu e Rio Sapucai.
-Em Parceria com a loja A Mineira e I.E.F. Itajuba , foram cercados mais de 8.000 m² de minas no bairro São Sebastião e revitalizadas as nascentes no local . 
-Em Parceria com a Construtora B.P.S. foram cercadas 02 nascentes no bairro dos Barbosas em Itajubá.
-Em Parceria com a Mineira / HF construtora e IEF foram cercadas e colocadas placas proibitiva de acesso a área de preservação permanentes. 
-Em Parceria com a radio Difusora AM - Brazópolis foram distribuídas 500 mudas de araucária o dia do meio ambiente.
-Em Parceria com a Secretaria de Meio ambiente de Itajuba - IEF- Itajuba- Corpo de bombeiros- Policia ambiental realizou as comemorações dq semana  do meio ambiente em Itajuba.
-Em parceria com a secretaria de obras Itajuba realizou o plantio e revitalização das margens do rio Sapucaí em Itajuba
-Em parceria com a secretaria meio ambiente de Itajubá e IEF foram colocadas placas educativas nas margens do Rio Sapucaí perto da FEPI e banco Itau.
-Em parceria com a Pontual empreendimento imobiliários foi cercada e revitalizada uma nascente no bairro do Açude e cercado um córrego ao longo da APP no mesmo bairro.
-Em Parceria com a Secretaria de meio ambiente de Itajubá foi realizada a analise de água de valas e várzea do Bairro Piedade em Itajuba.
-Em Parceria com a fazenda Santa Cruz em Delfim Moreira revitalizou uma area de 10.000 m2 e reintroduziu especies nativas com 300 mudas de Araucárias e 50 mudas de arvores frutíferas nativas. 
-Em Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Itajuba organizou-se o lançamento da Coleta seletiva no município.
-Em Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Delfim Moreira implantou educação ambiental nas escolas municipais, iniciando pelo projeto Araucárias. 
-Em parceria com o IEF foi doado e plantado no município de Delfim Moreira 500 arvores nativas com as escolas municipais.
 -Em Parceria com o Prefeito Adilson dos Santos de Maria da Fé elaborou-se Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município e revitalização do Ribeirão Cambuí no Município. 
-Em Parceria com a Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, secretarias de Educação e Saúde de Maria da Fé elaborou-se o Plano se Saneamento Básico do Município. 
-Em Parceria com o Prefeito Adilson dos Santos e Equipe a revitalização do aterro controlado municipal e a implantação do Horto municipal e bosque em maria da Fé.
-Em Parceria com a Draga São Luiz foram Plantadas 100 mudas nativas as margens do Rio Sapucai no bairro Santa Rosa.
-Em Parceria com o Country Club de Itajuba foram plantadas 500 arvores em regime de educação ambiental no perímetro do Clube.
-Em Parceria com a Secretaria de meio ambiente de Itajuba foram soltados 1.000 balões com 4.000 sementes de Ipês em regime de educação ambiental com alunos das escolas municipais.
-Em Parceria com a Pontual ( Lavras) Foi revitalizado 02 nascentes no bairro Jardins da Colina.
-Em Parceria com com empresários da região esta sendo projetado o ECOPARQUE industrial com o intuito da criação de fabricas de reciclagem, reaproveitamento e reuso de materiais provenientes de resíduos sólidos urbanos, gerando empregos a catadores de materiais recicláveis.




A meta é atingir 40.000 mudas plantadas até final de 2014.( ja  foram plantadas 30.000 arvores)   


REVITALIZAÇÃO RIO SAPUCAÍ E RIBEIRÃO PIRANGUÇU

--
PRESERVE O MEIO AMBIENTE - NÃO USE SACOLINHAS DE SUPERMERCADO - PLANTE UMA ARVORE.

Se você quer que aconteça coisas diferentes em sua vida . Faça coisas diferentes na sua vida...........

                                                                      Ações de recuperação do Ipê do Grupão