quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Histórico da aprendizagem

Relato histórico da aprendizagem: ....5 milhões de anos atrás os ancestrais do Homem aprendia por imitação, ou seja, sua vida futura, inclusive sua sobrevivência, dependia da sua capacidade de observação, pois a criança primitiva, tal como se dá com os animais, aprendia por meio da observação e imediata imitação. Em outras palavras, o Homem primitivo aprendia observando os adultos e os imitando, passando assim a “cultura” de geração em geração, sendo aperfeiçoada na medida em que o Homem primitivo alcança avanços em seus métodos de sobrevivência. ....10 mil anos atrás, já com o título de Homo Sapiens, a aprendizagem passou a ser uma preocupação essencial do ponto de vista dos pais em relação aos filhos (filhotes?). Foi nesse período que surge a linguagem, método que substituiu a aprendizagem por imitação pela tradição oral. ....Na China, século XIII a.C. surgem as primeiras salas de aula de que se tem notícia. Já com o domínio da escrita, os antigos chineses foram os pioneiros no conceito de aprendizagem em grupo, entendendo que o social deve prevalecer sobre o particular. ....No Egito, também no século XIII a.C., surge o conceito de grupo de estudos, no entanto, a aprendizagem era voltada para as coisas divinas e eram ministradas nos templos, ficando o povo excluído, logo, a aprendizagem, em comparação ao método contemporâneo de aprendizagem chinês, era legado apenas a aristocracia no Egito, enquanto na China havia a preocupação de disseminar o conhecimento ao número máximo de pessoas. ....No século IX a.C., no hoje chamado Oriente Médio, os fenícios e semitas deram origem ao que chamamos de alfabeto, simplificando o método de aprendizagem, ficando mais prático a disseminação do conhecimento e da aprendizagem em si. Esse método foi o precursor de todo o sistema de aprendizagem da atualidade. ....Século VIII a.C.; na Grécia a aprendizagem ganha força e importância e a criança é iniciada aos estudos dentro da própria casa com seus familiares mais velhos, cuja responsabilidade é dada a todos da família, O saber é o suporte do adulto... Nascem assim as matérias, ou seja, o saber começa a ser dividido de modo e maneira que sistematicamente a criança aprenda o que deve aprender em ordem de hierarquia e importância conceitual e cultural. ....Século IV em Roma, a aprendizagem vira lei. Inscrita como um dos artigos nas 12 Tábuas, o romano passa a ser obrigado a estudar nas escolas (aos ricos) e a estudar em casa as matérias profissionalizantes (aos pobres). Contudo, passa-se a aprendizagem ser uma coisa obrigatória a todos os patrícios. ....Século I d.C. a aprendizagem ganha, sob o manto religioso, sistemática e maior organização de conteúdo. Todavia, em plena era pré-cristã, o conhecimento não era trocado por entre os povos por conta de divergências religiosas. ....Século XI d.C.; Separação definitiva do conteúdo de aprendizagem, ficando coisas como ciência, filosofia etc. fora em detrimento das coisas de Deus e, aos representantes da Igreja, a devida autorização divina para o que ou não pudesse ser ensinado. Nascem as coisas católicas acima das coisas judias, muçulmanas, hinduístas etc. para o sistema de ensino ocidental. ....Do século XIII ao XVII faz-se a luz na questão da aprendizagem e, principalmente ao seu conteúdo. Nessa fase histórica, é mais bem entendida a aprendizagem à luz do renascimento e, depois, à luz do iluminismo – humanismo. O poder da Igreja nesse período começa a declinar, ficando inclusive, o direito canônico de lado em favor das leis visando direitos humanos e, ainda as coisas da matemática, da física, da química etc. entram em cena novamente como necessárias e obrigatórias na aprendizagem. O conhecimento nessa fase toma forma universal e a aprendizagem, como tal, segue a revolução intelectual. ....Século XVII ao século XX a aprendizagem é influenciada pela revolução industrial, na qual se faz necessário o ensino profissional, junto com o acadêmico, ou mesmo estes em separados, no entanto, a aprendizagem toma novos métodos de ensino e de conteúdo, colocando como importante todo e qualquer tipo de conhecimento que, como ideal, defeso a todos os homens. Nasce o aprendizado do conhecimento tecnológico. ....Século XXI é a atual era, a era do hipertexto, do ensino digital e de métodos multitarefa. As lousas passam a ser datas-show, e o conteúdo da aprendizagem em si passa a ser apreciado pelo homem desde a sua tenra idade, o preparando para gerar mais e mais conhecimento em detrimento do simples mostrar o que já se conheceu. É a era da informação e, a aprendizagem se valendo da tecnologia para se tornar uma coisa atraente, ficando os moldes antigos de ensino como passado longínquo, apesar de não muito remoto. É a era de transição entre o novo e o velho e, junto, os métodos e modelos de aprendizagem. O que adultos do século passado observavam apenas nas faculdades e universidades, hoje é ensinado aos escolares não adultos, ou seja, as crianças estão aprendendo como adultos antes de serem adultos. ....No século XXII não seria o chip implantado no cérebro da criança em data escolar com todas as informações do mundo, substituto a aprendizagem?